Espaço dedicado aos praticantes e amigos do Squash do Clube Paineiras do Morumby - São Paulo - Brasil.


19 abril 2010

Dicas estratégicas para um bom Squash!

Abaixo, 9 dicas vitais para partidas difíceis, tudo dentro das regras do squash.
Preste atenção, mentalize e pratique:
1. Olhe para a Bola - Se você não olhar sempre para a bola, jogará como um principiante. Mantenha os olhos na bola para poder dar um golpe preciso. Observe o seu adversário quando joga, especialmente quando o tem nas suas costas, caso contrário pode ser apanhado de surpresa caso ele faça uma jogada inesperada.
2. Controle o “T” - Jogue a bola para um dos cantos. Isto afastará o seu oponente do “T” e fará com que ele não se fixa nesta posição.
3. Ataque com golpes longos - O objetivo do jogo é obrigar o seu oponente a afastar-se do “T” e a tomar uma posição de defesa dos cantos no final da quadra. Uma bola longa é aquela que bate pela primeira vez atrás da área de saque. Para conseguir isto, a bola pode ser batida baixa e com força à parede frontal ou alta e suave.
4. Varie o serviço de saque - O saque básico é o que bate na parede lateral à altura do ombro do seu oponente. Variar este serviço também dá bons resultados. Uma mudança súbita pode trazer grandes recompensas.
5. Devolva o serviço com uma paralela - Ao devolver o saque, faça-o com uma paralela, Isso obriga-o a afastar-se do “T” e a permite a você a assumir o jogo.
6. As bolas cruzadas devem ter amplitude - Se as bolas cruzadas não forem jogadas com amplitude serão devolvidas pelo seu oponente sem se afastar do “T”.
7. Faça correr o seu contendor - Obrigue o seu oponente a correr para os cantos do fundo de quadra e aplique curtinhas (drops). Voleie sempre que possa, a fim de lhe cortar o tempo de preparação para o próximo golpe. Mantenha-o sob pressão. Faça-o correr o tempo todo.
8. Varie o ritmo - Se estiver em dificuldades, altere o ritmo do jogo, misturando golpes fortes com outros mais fracos, com bola sem peso. Se for você quem controla a partida, pode jogar na velocidade que mais lhe convém.
9. Cuidado com o erros - Não desperdice pontos cometendo erros desnecessários, sobretudo quando o seu adversário está sacando. Utilize-se de golpes acima da chapa e abaixo da linha de saque de forma a se evitar os erros não forçados.

Feito tudo isso, você ganha até do Jema, do Pedro...

Um comentário:

Anônimo disse...

perai, vou anotar pra ler na hora...rsrsrsrs