Espaço dedicado aos praticantes e amigos do Squash do Clube Paineiras do Morumby - São Paulo - Brasil.


18 fevereiro 2009

Squash e o sonho de ser Olímpico...

O Squash volta a sonhar em se tornar esporte Olímpico em 2016, segundo a Federação Mundial de Squash (WSF) ao responder a um questionário de 80 perguntas formuladas pelo COI. Jogado em 175 países por mais de 20 milhões de pessoas, o Squash pode ser facilmente integrado nos Jogos Olímpicos. Exigindo apenas duas quadras de vidro, que podem ser instaladas em qualquer lugar, é extremamente rentável e um excitante espetáculo esportivo. Não se pode duvidar da competência e aptidão necessária para jogar o mais alto nível da modalidade, mas é a disputa de uma medalha olímpica a mais alta honra para o esporte.
Este fato ganha peso pois todos os melhores jogadores assinaram um compromisso onde, se convocados, participam dos jogos olímpicos. Estes fatores podem ajudar a destacar o Squash no sentido de colocar novos países que tradicionalmente não disputam medalhas olímpicas. Os atuais campeões mundiais vêem de países que ganharam apenas duas medalhas olímpicas em Pequim, entre eles Egito e Malásia.
O Squash terá como concorrentes outros seis esportes para apenas dois lugares possíveis, dentro do programa olímpico para os Jogos 2016.
O Sr. N Ramachandran, Presidente da Federação Mundial de Squash, afirmou que "a nossa resposta ao questionário é um documento de que todos nós podemos estar muito orgulhosos." A Executiva do COI reunir-se-á para a revisão de todos os sete esportes em junho e irá colocar as suas recomendações para o restante do COI, que vai votar as inclusões em outubro próximo.
E para nós, praticantes do Squash aqui no Brasil, não podemos nos esquecer da possibilidade destes Jogos Olímpicos de 2016 de serem realizados no Rio de Janeiro...

Nenhum comentário: