Espaço dedicado aos praticantes e amigos do Squash do Clube Paineiras do Morumby - São Paulo - Brasil.


28 março 2013

O Squash na Polônia...

Nosso amigo Leon Tondowski  já havia dito que o squash era sensacional na Polônia, mas eu não imaginava quanto.

Acabo de ler no site SquashCow que o "Squash é o esporte que mais cresce na Polônia", segundo Maciek Maciantowicz, vice-presidente da Federação de Squash polonês.

Com uma taxa de crescimento de cerca de 25% ao ano, o esporte decolou significativamente nos últimos dez anos - após a construção da primeira quadra em 1976 em Brodnica por trabalhadores da construção civil que simplesmente queriam jogar squash, enquanto trabalhava lá!

O Mundial Junior será em Wroclaw, no La Vista Hasta Club, um centro que possui 15 quadras de squash, incluindo um showcourt toda em vidro permanente.

A Polônia estabeleceu-se no mapa de squash internacional em 2011, quando o Campeonato Europeu individuais foram realizadas em Varsóvia e, mais tarde, em 2012, quando o Squash Sebo & Art Festival foi realizada em uma quadra erguida ao ar livre no centro de Cracóvia .

As razões para um crescimento tão forte - de acordo com Tomasz Banasiak, Presidente da Federação de Squash Polonês - gira em torno da educação de investidores e jogadores e a criação de novas oportunidades de locais para eventos.

A Federação organizou 463 eventos na Polônia no ano passado.
"Squash é provavelmente o esporte que mais combina com o nosso país", disse Banasiak.

"Podemos ver investidores independentes que continuam a espalhar clubes de forma ampla em todo o país. A Federação Squash polonês fornece um ambiente cada vez mais profissional para adultos e juniores, jogadores de alto desempenho e de lazer com os treinadores e árbitros - incluindo todos os nossos torneios em diferentes níveis.

"The World Junior Championship 2013 em Wroclaw é o marco para a expansão de squash este ano", acrescentou Banasiak. "Tornar-se uma parte dos Jogos Olímpicos de 2020 nos daria outro chute entre todas as atividades conduzidas na Polônia pelos apaixonados por Squash."

CEO da Federação Mundial de Squash, Andrew Shelley acrescentou: "A Polônia tem agora 100.000 jogadores espalhados por todo o país - e parte da razão para este crescimento é que os poloneses têm praticado um esporte que proporciona grande exercício sem consumir seu tempo de lazer".

"O esporte está sendo abraçado por estudantes e visto como uma grande oportunidade pelos investidores" - e também como lazer pois está cada vez mais sendo fornecido gratuitamente pelos empregadores.

"O FSM Mundial Juniors em Wroclaw, em julho, sem dúvida, deverá atrair a atenção da mídia para o esporte, bem como dará aos jogadores locais a chance de ver todos os melhores jogadores do mundo em ação."

Um comentário:

gaeta disse...

que legal saber que nosso esporte preferido esta sendo bem aproveitado no mundo , bom lá deve ser bem legal , pois as temperaturas ajudam a ficar trancados na quadra , valeu Rui pela informação abs Gaeta