Espaço dedicado aos praticantes e amigos do Squash do Clube Paineiras do Morumby - São Paulo - Brasil.


19 março 2010

Os 10 Mandamentos do Squash...

Recebi os 10 Mandamentos do Squash. Eu coloquei apenas mais um... acho que agorta está bem. Vamos a eles:

Os 10+1 Mandamentos do Squash

Apesar de toda a complexidade do Squash, no fundo o que faz um bom jogador são 10+1 pequenas (grandes) regras de ouro, apresentadas por todos os treinadores aos seus atletas, É a partir destes princípios que se desenvolvem todos os esquemas de treino para aperfeiçoamento.

1 - Bata a bola com profundidade

Bata a bola na parede frontal com controle suficiente de forma a que vá ressaltar nos cantos traseiros do court, por trás do quadrado de serviço. A bola nunca deve bater primeiro nas paredes de trás ou laterais sem ser como opção táctica, pois assim a bola ficaria a meio-court pronta para "matar" o ponto ou até perde-lo directamente com um stroke. Isto consegue-se batendo uma bola baixa com força, ou com menos força mas em altura. O objectivo principal é "aprisionar" o adversário na parte de trás do court afastando-o da área de domínio do jogo - O "T".

2 - Aponte para os cantos traseiros e dianteiros (nicks)

Com a referida profundidade a bola deve ser sempre batida com a intenção de procurar um nick, bola esta que praticamente não tem resposta possível. As opções do adversário tornam-se assim mais reduzidas, não podendo atacar (só com boast) e o seu swing torna-se mais restringido, aumentando a sua possibilidade de erro. Quando se diz que uma bola ao nick é um "Chouriço", é um comentário que não faz qualquer sentido ao nível de competição pois é o Treino que acaba por fazer que essas bolas sejam tão frequentes como qualquer outra. Ninguém ganha a loteria sem comprar um bilhete, ou seja, a referida " Sorte" cria-se!

3 - Mantenha a bola "colada" às paredes laterais

Como rotina mantenha os drives profundos com a bola o mais junto possível da parede, pois quanto mais perto esta estiver da parede lateral, mais difícil é de responder e quase impossível de fazer um volei. Porém, conheca as suas capacidades e se não tiver técnica para o fazer, permita uma margem de erro para evitar que a bola ressalte logo no início da parede lateral deixando uma bola fácil para o adversário "matar" o ponto.

4 - A importância do "T"

Voltar para o "T" depois de bater a bola é de uma importância extrema, pois vai-lhe permitir-lhe estar em posição para chegar praticamente a todas as bolas que o adversário responda, quer seja um drop ou um drive. Em dois jogadores do mesmo nível, aquele que controlar o "T" ganha o jogo em 99% dos casos. Mesmo depois de fazer um drop ou boast à frente, deve sempre recuar. Pratique os movimentos correctos e esquemas sem raquete. (se não souber o que é mande-me um e-mail para detalhes).

5 - Olhe sempre para a bola

Alguns jogadores têm dificuldade em olhar sempre a bola, especialmente quando está atrás deles. Habitue-se a olhar a bola até a altura do impacto na raquete do adversário e na sua. Quase sem dar por isso vai tornar os seus reflexos mais rápidos e melhorar a capacidade de reacção.

6 - Faça correr o seu adversário

Isto parece um dica simples e óbvia, mas muitos jogadores têm a tendência de bater a bola sem se preocuparem com a posição do adversário. Seguem a regra máxima de jogar para trás. Porém, às vezes resulta melhor fazer correr o adversário, especialmente se o seu nível técnico for inferior. Correr para chegar à bola implica movimento e além de cansar, aumenta a probabilidade de chegar atrasado à bola e responder em dificuldade e cometer um erro. Aproveite as fraquezas e limitações técnicas do seu adversário a seu favor e procure sempre o seu "lado fraco".

7 - Coma de forma Inteligente

Não existe uma dieta perfeita porque todos têm necessidades diferentes. A melhor dieta é a que fornece a energia adequada e equilibrada em termos de nutrientes nas quantidades necessárias. Se comer de forma saudável poderá treinar com mais vigor e vai estar em melhor condição física e psíquica. Estar hidratado e ter energia acumulada é fundamental, pois fluidos e energia não recuperados baixa a performance. Ingira líquidos suficientes antes e durante os treinos e jogos. Em termos de alimentação prefira os carbohidratos.

Não se esqueça que depois de fazer exercício extremo (como é o Squash) o metabolismo está à espera de receber nutrientes e é nesta altura quando assimila melhor o que ingere. Por isso procure ter cuidado com o que come logo a seguir ao exercício.

8 - Pense no seu jogo e na sua evolução

O Squash é um desporto tanto Físico como Psicológico. Analise as suas fraquezas e qualidades e procure melhorar a partir daí. Mesmo que não tenha um treinador, procure conselhos dos amigos e procure filmar-se a jogar. Vai ver-se a cometer erros que nunca julgou possível e que criticava ao ver jogos dos outros. Analise e reveja os jogos dos "prós" e estabeleça metas para a sua própria evolução. Poderá ter períodos em que sente que estagnou ou está a jogar pior, mas se treinar regularmente irá verificar o contrário. O Squash é um jogo de paciência a vários níveis.

9 - Mantenha-se em forma

"Tem que estar em forma para jogar Squash e não jogar Squash para estar em forma". Isto não se aplica apenas em termos de resistência e endurance, mas também porque o Squash exige flexibilidade, músculos e articulações treinadas para evitar lesões graves. Além disso jogar quando está "em forma" é muito mais gratificante e não sente a frustração de ter perdido porque não chegou às bolas a tempo. Agilidade é fundamental. Alterne o treino com corrida, flexibilidade, treino aeróbico e anaeróbico, treino de força e resistência. O treino deve ser combinado com dieta apropriada e com os respectivos períodos de recuperação do corpo (se não souber o que é mande-me um e-mail para detalhes).

10 - Divirta-se

No final de contas isto não passa de um jogo!

11 - Nunca se esqueça

Na dúvida, jogue "let".

Nenhum comentário: