Espaço dedicado aos praticantes e amigos do Squash do Clube Paineiras do Morumby - São Paulo - Brasil.


11 agosto 2008

Com a palavra, Dr. Carlos Góes...


Squash, Longevidade e Segurança

Atualmente há uma crescente preocupação das pessoas em levar uma vida saudável, para viverem mais e com qualidade.
A cada dia notamos mais pessoas e com mais idade praticando esportes e jogando Squash.
A atividade física é saudável se praticada de forma adequada às características do pretendente ou praticante.
Infelizmente, fatalidades podem ocorrer durante a prática de exercícios levando até ao óbito, mesmo em jovens e atletas profissionais como vimos acontecer com alguns jogadores de futebol e recentemente com um membro da seleção brasileira de Squash.
O Squash é um esporte de alta intensidade para o sistema cardiovascular e músculo-esquelético, mas também é altamente gratificante e prazeroso.
Como pode então um esporte que mata ser saudável? A resposta está na falta de orientação de muitas pessoas que simplesmente começam a praticar atividades sem ter qualquer cuidado com o seu estado de saúde. Para que não haja prejuízo a saúde, basta seguir algumas regras básicas válidas para iniciantes e atletas em treinamento, com a seguinte ordem de prioridade:
1- Realizar consulta médica para exames físicos e complementares, tais como o teste de esforço (ergométrico) ou até o ergoespirométrico que avaliará também a capacidade respiratória, hemograma e outras análises bioquímicas do sangue.
2- Obter orientações de um profissional qualificado na prática da atividade escolhida.
3- Seguir com regularidade e periodicidade os treinos passados por esses profissionais.
4- Usar tênis, roupas e equipamentos apropriados.
5- Manter uma alimentação adequada e equilibrada, de preferência com a orientação de um nutricionista.
6- Não fume.
7- Ingira bebidas alcoólicas moderadamente.
8- Procure ter uma boa noite de sono.
Com estas recomendações, talvez possa desestimular possíveis candidatos, porém a prática de atividade física respeitando-se a individualidade de cada um torna-se mais benéfica que custosa e podendo ser inclusive muito prazerosa.
Não seja apenas aquele “atleta de fim de semana”, para estes os riscos são maiores. Jogue Squash pelo menos 2 vezes na semana e pratique outra atividade como corrida, natação, bike ou academia, pelo menos outras duas a três vezes na semana.
Esportistas de maior idade devem ter cuidado com os esportes competitivos. O estímulo para vencer pode fazê-lo ultrapassar seus limites, aumentando o risco cardiovascular.
A atividade esportiva bem praticada além do benefício físico promove a sociabilidade, a disciplina e funciona como uma válvula de escape de tensões.
Lembre-se, se uma fatalidade ocorrer dentro das dependências do clube, ligue de qualquer ramal o número 123 que é uma linha de emergência diretamente do Centro Médico ou ligue 3779-2059.
Dispomos de equipe médica e de enfermagem treinada para o atendimento.
O desfibrilador será sempre levado pela equipe de atendimento ou utilizado o mais próximo da ocorrência, mas apenas por pessoas habilitadas. Este aparelho pode salvar uma vida, mas em casos específicos como em uma fibrilação ventricular. Dispomos de equipamento moderno que faz a leitura da freqüência cardíaca e somente emite o disparo, ou choque, nestes casos específicos.
Outras podem ser as causas de um mal súbito, como uma hipotensão arterial, hipoglicemia, infarto agudo do miocárdio, a rotura de um aneurisma e outros.
Atualmente muitas academias, clubes e centros esportivos, já solicitam com obrigatoriedade para maiores de 35 anos, a realização do teste de esforço (ergométrico) que deve ser repetido anualmente, sem o qual o indivíduo é proibido da prática esportiva.
Por isto, faça regularmente o acompanhamento médico, cuide da sua saúde, obtenha seu melhor desempenho, evite sustos, usufrua dos benefícios de um bom condicionamento físico, melhor qualidade de vida e seja feliz.

Dr. Carlos Góes - Médico e praticante do Squash!

3 comentários:

Anônimo disse...

Ola amigos do squash, principalmente Dr. Carlos Goes,

já que muitas pessoas, principalmente acima de 35 anos, praticam esporte intensamente (aeróbico e anaeróbico) no nosso clube, sugiro que talvez o exame ergométrico ou similar possa ser realizado nas dependencias do Clube. Acredito que alguns clubes já estejam realizando algum exame desse tipo e acredito que nossa equípe médica também possa realizar um exame adequado para nossos esportistas masters.

Parabens pelo artigo.

Jürgen Reller

Anônimo disse...

PARABENS GOES , COMO SEMPRE UMA CARA ATUANTE E CONHECEDOR , TANTO NA AREA MEDICA COMO DO SQUASH , COMENTÁRIOS SEMPRE FUNDAMENTADOS EM SUAS PRATICAS DE MEDICINA , E AGORA COMO NOSSO DIRETOR FICO MUITO FELIZ POR TERMOS VOCE COMO NOSSO AMIGO E BENFEITOR , MAIS UMA VEZ PARABENS !!!!!!!!!!!!!!!

GAETA

Anônimo disse...

Olá amigos,
Em breve o teste ergométrico ou até o ergoespirométrico voltará a ser realizado no Centro Médico.
Até lá, não deixem de fazer o teste aonde o seu plano de saúde autorizar.
Bons jogos,
Saúde,

Carlos Góes